novembro 09, 2006

Parabéns arquitecto Santa-Bárbara!

Com 70 anos – curiosamente celebrados no mesmo dia em que Portugal assinalava o tricinquentenário do seu caminho-de-ferro [28.10.2006] – e uma vida dedicada à CP, José Manuel Ludovice Santa-Bárbara acaba de dar mais uma prova de que o simples pode, também, ser extraordinariamente bonito e eficaz.
A decoração exterior concebida por este arquitecto para as quinze Siemens 4700 adquiridas pela CP é genial e vem comprovar, uma vez mais, o talento e o enorme profissionalismo de José Santa-Bárbara. Recorde-se que foi este arquitecto quem concebeu, entre outros, um dos logótipos comerciais mais espectaculares (a opinião é pessoal, naturalmente!) com que os portugueses convivem no seu dia-a-dia: o da CP, precisamente. Trata-se, tão só, de uma das mais impressionantes representações gráficas do universo ferroviário. Visualmente atractivo e com uma geometria e linhas muito simples, o logótipo da CP transformou-se bem depressa numa marca por todos identificável.
Por isto e pelo muito que não ficou dito, aqui ficam os parabéns e o reconhecimento público ao arquitecto José Santa-Bárbara!

PAULO VILA